segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Campanha Viva Luiz Fernando


A vida sempre encontra uma forma de nos fazer melhores. É chegada a oportunidade de fazermos o bem a um garotinho muito especial que precisa de ajuda.
Seu nome é Luiz Fernando Bitencourt Silva e ele tem 9 anos. Seu problema hoje é estar acometido por Apasia de Medula Grave, uma espécie de Leucemia, num estágio complicado.
Ele atualmente se encontra na UTI do Hospital do Servidor Público Estadual em São Paulo e precisa de doação de sangue. O tipo sanguíneo dele é "A negativo", porém todos os tipos de sangue são bem-vindos para que possamos ajudar a manter o banco de sangue do hospital e assim ajudar várias outras pessoas.

Segue endereço do Hospital para as doações de sangue (pedimos informar o nome do menino para que saibam que chegaram lá através do caso dele).

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO DE SP
RUA PEDRO DE TOLEDO 1800
IBIRAPUERA (AO LADO DA AACD)


Em virtude da doença, ele também está a espera de um transplante de medula óssea compatível. Esse é um processo muito mais complicado. A chance de acontecer a compatibilidade pode chegar a UMA em CEM MIL. Por isso, as pessoas que se sentirem tocadas a participar desse banco de medula, podem fazer o teste de HLA (compatibilidade) e tornarem-se possíveis doadores.
Este teste pode ser realizado no seguinte endereço :

HOSPITAL SANTA CASA (HEMOCENTRO)
RUA MARQUÊS DE ITU, 579
SANTA CECÍLIA - SP


Para quem se assusta com a possibilidade de ser doador de medula, segue maiores informações abaixo. Para o doador é um procedimento simples, que pode salvar vidas !

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar Medula Óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias.
Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM CEM MIL!
Por isso, são organizados Registros de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.
Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.
A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Como é feita a doação ? Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.
Seu sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído em nosso cadastro.
Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se você for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação.
Seu atual estado de saúde será então avaliado.
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias, após a doação, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

É isso aí pessoal! Passem estas informações para todos que puderem! Não podemos perder essa oportunidade ! Faça o bem sem olhar a quem!

"Seja solidário, até a MEDULA"

Agradecemos a todos desde já !

2 comentários:

  1. Oi chuchuzona!
    Amei saber que está colocando matérias no blog, eu realmente não conhecia, mas vou divulgar, acho importante todos saberem o que se passa em nossa paróquia! Que bom que aceitou colocar matérias, não poderia ser uma pessoa melhor. Beijo! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. ☺lá "Filhada"!
    Recebi a informação que bem próximo de nós (no Hospital Geral de Guarulhos, que é ligado a Santa Casa)também podemos participar do banco de medula fazendo o teste de compatibilidade.
    Obs: Parabéns pela iniciativa! Estamos juntas!
    Que a luz de Deus em ti permaneça a brilhar!
    ♥ Amo-te... Rosinha ♥

    ResponderExcluir