domingo, 19 de outubro de 2008

Devolvei a César o que é de César...

... e a Deus o que pertence a Deus. Sim, devolvei: é assim a tradução da Bíblia de Jerusalém e da CNBB, numa afirmação muito mais provocante. Confira em Mateus 22, 15-22.

Vemos claramente neste trecho o que tem a ver religião e política. Os fariseus esperavam uma intervenção de Deus que os livrasse da exploração dos romanos. Os herodianos, apoiando Herodes como governador, apoiavam com a dominação romana. Os dois grupos não concordavam entre si, mas ambos armaram uma armadilha para Jesus. Ele seria "de direita" ou "de esquerda"? Ficaria "em cima do muro"?

Jesus desmascara a verdadeira idolatria: fariseus e herodianos, carregando a moeda de César, mostram que concordavam e apoiavam o Imperador, que se considerava um deus, destruindo a vida de todos os povos do mundo conhecido. Então Jesus desafia seus rivais: "Devolvei a César o que é de César" quer dizer: rejeitem e renunciem a violência dos exércitos, o peso absurdo da dominação, e a ambiciosa pretensão de ter nas mãos o controle sobre a vida das pessoas. "Devolvei a Deus" a vida do povo, com novas relações sociais que promovam a justiça e a paz, que dêem condições de trabalho e dignidade humana para todas as pessoas.

Hoje há quem preste adoração à tecnologia, à moda, à ciência, à economia... pensando e agindo como se estas coisas fossem mais que Deus. A missão de Jesus é restabelecer a relação das pessoas com Deus, e das pessoas entre si, na liberdade de todos, na solidariedade que gera vida plena. É esta a missão de Jesus, é nossa missão também.

Pe. Jair

Nenhum comentário:

Postar um comentário