domingo, 4 de janeiro de 2009

Formação : Os Sete Pecados Capitais : (2) A Avareza


Outro pecado capital é a ganância ou avareza. São Paulo classifica a avareza como idolatria : "Mortificai, pois, os vossos membros terrenos : fornicação, impureza, paixões, desejos maus, cupidez e a avareza, que é idolatria" (Cl 3, 5). A razão do apóstolo ver como idolatria o apego aos bens materiais, sobretudo ao dinheiro, é que isto faz a pessoa amá-lo como a um deus.
Desde o princípio, Jesus alertou os discípulos para este perigo, já no Sermão da Montanha : "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza" (Mt 6, 24).

O que importa é que a pessoa não seja escrava do dinheiro e dos bens. É claro que todos nós precisamos do dinheiro; o próprio Jesus tinha um "tesoureiro" no grupo dos Apóstolos. São Paulo afirma que "a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro" (1 Tm 6, 10). Veja que, portanto, o mal não é o dinheiro em si, mas o "amor" ao dinheiro; isto é, o apego desordenado que faz a pessoa buscar o dinheiro como um fim, e não como um meio.

"Porque sabei-o bem : nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terão herança no reino de Cristo e de Deus" (Ef 5, 5).

É importante notar aqui que não são apenas os ricos que podem se tornar avarentos, embora sejam mais levados a isto. Não é raro encontrar também o pobre avarento. Por isso, no mesmo Sermão da Montanha, Jesus alerta : "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os lacrões furtam e roubam" (Mt 6, 19-20). Se Jesus recomenda "não ajuntar tesouros na terra", é porque esta riqueza e segurança são ilusórias e não podem satisfazer-nos, por mais que o mundo nos diga que sim. Por causa do amor ao dinheiro muitos aceitam praticar a mentira, a falsidade, o crime e a fraude. Quantos produtos falsificados! Quantos quilos que só possuem 900 gramas! Quanta enganação e trapaça nos negócios! Podemos constatar que toda a corrupção, tráfico de drogas, armas, crimes, etc., tem por trás a sede do dinheiro. Jesus recomendou ao povo : "Guardai-vos escrupulosamente de toda avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas" (Lc 12, 15).

O apego aos bens desse mundo é algo muito forte em nós, quase que uma "segunda natureza", e portanto, só com o auxílio da graça de Deus poderemos vencer esta tentação forte. Desde pequenos fomos educados para "ganhar a vida". Será preciso a força do Espírito Santo em nossa alma para nos "convencer" da necessidade de uma vida de desprendimento e pobreza.

Prof. Felipe Aquino
Revista Canção Nova
Edição de Dezembro de 2008 (pg.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário