domingo, 21 de dezembro de 2008

Formação : Os pecados


Lendo a revista Canção Nova, me deparei com uma série que me pareceu bastante interessante, por isso dividirei com vocês : Os Sete Pecados Capitais, uma vez que a Igreja nos ensina que são pecados graves e que geram outros. São eles : soberba, ganância, luxúria, gula, ira, inveja e preguiça.

Para o bom entendimento do que é pecado, vamos falar inicialmente sobre ele neste post. Nos demais cada pecado será explanado. O Catecismo da Igreja diz que : "O pecado é uma falta contra a razão, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens". Diz ainda o Catecismo que : "Aos olhos da fé, nenhum mal é mais grave do que o pecado, e nada tem consequências piores para os próprios pecadores, para a Igreja e para o mundo inteiro. O pecado está presente na história dos homens. Seria inútil tentar ignorá-lo ou dar a esta realidade obscura outros nomes."

São Paulo, numa frase lapidar, explica toda a hediondez do pecado e razão de todos os sofrimentos deste mundo : "O salário do pecado é a morte" (Rom 6,23). Tudo o que há de mal na história do homem e do mundo é consequência do pecado, que começou com Adão : "Por meio de um só homem, o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Rom 5,12).

O Catecismo ensina que : "A morte corporal, à qual o homem teria sido subtraído se não tivesse pecado (GS, 18), é assim o último inimigo do homem a ser vencido" (1 Cor 15, 26).

O demônio escraviza a humanidado com a corrente do pecado. Jesus veio exatamente para quebrar essa corrente. São João deixa bem claro : "Sabeis que Ele se manifestou para tirar os pecados" (I Jo 3,5). "Para isto é que o Filho de Deus se manifestou, para destruir as obras do diabo" (I Jo 3, 8). Essa "obra do diabo" é exatamente o pecado, que nos separa da intimidade e da comunhão com Deus, e nos rouba a vida bem aventurada. Para isso Jesus morreu na Cruz.

São João Batista apresentou Jesus, dizendo : "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29).

Os Dez Mandamentos são a salvaguarda contra o pecado. "Se queres entrar na vida guarda os mandamentos; não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honrarás pai e mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo" (Dt 5, 16, 20; Lv 19, 18). Diante da gravidade do pecado, o autor da Carta aos Hebreus chega a dizer aos cristãos : "Ainda não resististes até o sangue na luta contra o pecado" (Hb 12, 4). O grande Agostinho de Hipona dizia que : "O pecado é o motivo da tua tristeza. Deixa a santidade ser o motivo da tua alegria".

Prof. Felipe Aquino
Revista Canção Nova
Edição de Setembro de 2008 (pg. 11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário